Definições
Primeiro recordamos que números pares são os inteiros , que podem ser escritos na forma para algum inteiro . Um número ímpar é um inteiro como , que pode ser escrito na forma para algum inteiro . Então é par (escolhemos ) e é ímpar (escolhemos ).
Observamos que o quadrado de um número par é par. Com efeito, se é um inteiro e é um número par, então
é um número par, que pode ser escrito , o produto de pelo inteiro .
O quadrado de um número ímpar é ímpar. Para provar isso, seja um número ímpar ( sendo um inteiro). Então seu quadrado é
Como é um inteiro, obtivemos o quadrado de nosso número ímpar na forma para algum inteiro , e então mostramos que seu quadrado é ímpar.
Prova
Estamos agora prontos para provar que a raiz quadrada de 2 não é um número racional. Suponhamos que seja. Isso significa que podemos achar um número racional , tal que . Podemos escrever
onde são inteiros, e nem nem é . Além disso, podemos supor , não simultaneamente pares porque, dividindo-os por quanto possível, podemos cancelar as potências de de pelo menos um deles. Assim, podemos admitir que ou é ímpar.
Da hipótese de que obtemos , ou
Multiplicando ambos os membros desta equação por obtemos
e é então par. Pelo que vimos acima, isto significa que é par e podemos escrever para algum inteiro . Substituindo, obtemos
ou . Cancelamos o e obtemos . Isto significa que é par e, consequentemente, pelo que vimos acima, que é par. Concluímos assim que e são pares, o que contradiz o fato de que pelo menos um deles é ímpar. Podemos então concluir que não existe nenhuma fração cujo quadrado seja .